PENSAMENTOS SOLTOS

O FILME "O LEITOR" - AMEI! MESMO VENDO APENAS 10 ANOS DEPOIS...!

 

 

 

 

Não sei vocês, mas ando sempre atrasada com os lançamentos. Só agora vi o filme "O Leitor" de 2009, uma adaptação magnífica do livro de Bernhard Schlink. Dez anos do lançamento! Bem, lamento, mas nunca é tarde para ver um bom filme e então vá lá, eu adorei!

Na Alemanha pós-guerra, o adolescente Michael Berg (David Kross) inicia um relacionamento apaixonado por Hanna Schmitz, (a linda, maravilhosa Kate Winslet), uma mulher que tem o dobro de sua idade. Apesar das diferenças de classe, os dois vivem uma bonita história de amor.

Mas ao longo da trama, ela desaparece e eles se reencontram anos depois em um julgamento para antinazistas. Na realidade, Hanna era uma carcereira nazista onde foi acusada de ser responsável por centenas de mortes. 

O que mais me chamou atenção no filme, além da bela direção, fotografia e cenários (adoro cenários anos 40-50-60), é a simplicidade selvagem da personagem Hanna e o pavor que ela tinha em ser descoberta como analfabeta, sendo que passa quase toda a sua vida escondendo isso tanto na época da guerra como quando conheceu Michael Berg, o leitor. 

Além disso, a atuação de Kate Winslet é fabulosa, pois ela deixa a personagem fluir, demonstrando com sutileza toda uma beleza interior repleta de selvageria mesclada à sensibilidade em apreciar a leitura, (ela pede aos outros que leiam para ela). O ponto alto para mim foi sua visão simplista e meio pagã frente à crueldade nazista.

O filme é maravilhoso! É eu sei, e todo mundo vai dizer, já sabemos! Mas como acredito que nesse mundo existem pessoas feitas eu, atrasada nas leituras e nos lançamentos de filmes, eu recomento!  Vale a pena a assistir!

PRÁ PREGAR NA GELADEIRA

"Precisamos de pouco para ser feliz. 
Menos barulho, mais silêncio, menos 
cobranças, mais reciprocidade, 
menos desavenças, mais paz. 
Apenas isto."

“Das nossas escolhas possíveis: 
Das nossas quedas previsíveis; 
Das nossas liberdades intransferíveis! 
VIVAMOS!

"É clichê, mas quanto mais o tempo passa, mais descobrimos que o que tem valor mesmo são os verdadeiros amigos, uma família que te apóia, a saúde em ordem e a paz da consciência tranquila. Precisamos de pouco. O prosaico é que é o sofisticado."

"Silêncio do amor, 
Felicidade à flor...!"

Prá começar, comece o simples, viva o novo, tente o fácil, pratique o maleável, 
Desprenda do complexo, abandone o obsoleto e diga adeus ao intransigente. 
Facilite seus caminhos, renove suas energias, pratique o amor próprio! Viva! 

"Minhas ruguinhas são minhas marcas exclusivas, histórias que vivi. Minha maturidade é minha, meu atestado de todas as dores, escolhas ou flores. Meu tempo é meu caracterizador, desconstrutor ou embelezador, elemento desta originalidade adquirida nas travessias da vida"

"Ser forte é estar quebrado por dentro e mesmo assim mostrar-se inteiro por fora"

"Amor verdadeiro é quando rimos ou choramos com o outro, tudo na mesma intensidade

"Ando esperando o revés virar graça, a tristeza virar alegria, a solitude virar festa, o tempo virar a vida e o fim virar recomeço"